O dente retido ou impactado é aquele que não conseguiu atingir a cavidade bucal por falta de força de erupção ou por não romper a camada fibrosa ou por não ter espaço. Também conhecido como dente incluso, eles também podem ter estágios intermediários como semi-impactado, quando uma parte dele aparece na cavidade bucal, ou semi-inclusos, em que eles não estão parados no osso, mas também não tiveram forças para nascer.
Normalmente esse problema ocorre por causa da falta de espaço na arcada dentária, que pode acontecer devido a perda prematura dos dentes decíduos ( dente de leite) ou por deficiência de crescimento ósseo. Os terceiros molares, inferiores e superiores, e os caninos superiores são os dentes que mais sofrem com essa situação.
Essa alteração pode se tornar um problema sério para a saúde bucal do paciente quando diagnosticada tardiamente. A mais grave das patologias são os tumores odontogenicos, que podem se formar a partir de dentes retidos. Outras complicações como infecções conhecidas como Pericoronarites, que causam dor, dificuldade de fala e mastigação, podendo levar a graves infecções, reabsorção de dentes adjacentes devido a pressão exercida pelo terceiro molar ( siso), cárie por dificuldade de acesso a limpeza e também empurrar os outros dentes, embora essa complicação seja motivo de controvérsia entre os Cirurgiões Dentistas.
Reabsorção das raízes do dentes anteriores |
Ameloblastoma, tumor agressivo, com provável causa o terceiro molar retido |
Uma vez que o Cirurgião Dentista identifica a condição do paciente, o início do tratamento deve ser rápido e eficaz para evitar que outros dentes sejam afetados. Quando não é possível salvar o dente impactado, o primeiro passo é removê-lo. Quanto antes a cirurgia for feita melhor, para evitar que novas complicações afetem o procedimento. Em seguida, o espaço que seria ocupado por esse dente pode receber um implante dentário que vai realizar as atividades que o dente impactado teria que fazer ( com exceção dos terceiros molares, que normalmente não são alvo de reabilitação). Em todos os casos, o especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facias vai determinar qual a melhor conduta e o cronograma do tratamento.
Se você tem ausência de algum dente na boca, dentes que não nasceram por completo ou dentes decíduos ( dentes de leite) que não foram trocados, fique atento, entre e contato e agende sua consulta.
Dr. Thales Cousen
CRO/RS 20210
Rua Visconde do Herval, 1373 sala 302, Porto Alegre-RS
Telefone para contato: (51) 3223 1414 ou (51) 97559303