Novidades



 Câncer da Boca



    É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.
    Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%*. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Quais os sintomas deste tipo de câncer?


Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Seu dentista foi preparado para detectar os primeiros sinais do câncer bucal. Contudo, além das consultas regulares, é preciso que você fale com seu Cirurgião Dentista se perceber qualquer dos sinais abaixo:
  • Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar;
  • Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;
  • Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
  • Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
  • Dificuldade para mastigar ou para engolir;
  • Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;
  • Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura.
  • Mudança na voz.


Como evitar o câncer bucal?
Se você não fuma nem masca tabaco, não comece a fazê-lo. O uso do tabaco é responsável por 80 a 90% das causas de câncer bucal.**
Fumo: A ligação entre o fumo, o câncer pulmonar e as doenças cardíacas já foi estabelecida O fumo também afeta sua saúde geral, tornando mais difícil o combate a infecções e a reparação de ferimentos ou de cirurgias. Em adultos jovens, este hábito pode retardar o crescimento e dificultar o desenvolvimento. Muitos fumantes afirmam não sentir mais o odor ou sabor tão bem como antes. O fumo também pode causar mau hálito e manchar os dentes.

Sua saúde bucal está em perigo cada vez que você acende um cigarro, um charuto ou um cachimbo. Com esta atitude, suas chances de desenvolver câncer na laringe, na boca, na garganta e no esôfago aumentam. Como muitas pessoas não notam ou simplesmente ignoram os sintomas iniciais, o câncer bucal muitas vezes se espalha antes de ser detectado.
Mascar tabaco: O hábito de mascar tabaco eleva em 50 vezes a possibilidade de se desenvolver o câncer bucal.
O melhor a se fazer é não fumar nem usar quaisquer outros produtos derivados do tabaco. Quando uma pessoa pára de usar esses produtos, mesmo depois de vários anos de consumo, o risco de contrair câncer bucal se reduz significativamente. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também aumenta o risco de câncer bucal. A combinação fumo/álcool torna esse risco ainda muito maior.
Como se trata o câncer bucal?
Depois do diagnóstico, uma equipe de especialistas (que inclui um cirurgião dentista) desenvolve um plano de tratamento especial para cada paciente. Quase sempre a cirurgia é indispensável, seguida de um tratamento de radio ou quimioterapia. É essencial entrar em contato com um profissional que esteja familiarizado com as mudanças produzidas na boca por essas terapias.

Que efeitos colaterais a radioterapia produz na boca?
Quando a radioterapia é usada na área de cabeça e pescoço, muitas pessoas experimentam irritação ou, ressecamento da boca, dificuldade de deglutir e perda do paladar. A radiação também aumenta o risco decáries e, por isso, é muito mais importante cuidar bem da boca e da garganta neste período.

Converse com seu dentista e seu médico oncologista sobre os problemas bucais que você possa ter durante ou depois do tratamento. Antes de começar a radioterapia, não se esqueça de discutir com seu dentista os possíveis efeitos colaterais e a forma de evitá-los.

Como manter a saúde bucal durante a terapia?
Use uma escova macia depois das refeições e fio dental diariamente. Evite condimentos e alimentos ásperos como vegetais crus, nozes e biscoitos secos. Evite o fumo e o álcool. Para não ficar com a  boca seca os doces e chicletes não devem conter açúcar.

Antes de começar a radioterapia, consulte seu dentista e faça uma revisão completa dos seus dentes e peça ao dentista para conversar com seu oncologista.

 ATENÇÃO, QUALQUER ALTERAÇÃO NA BOCA, QUE NÃO CICATRIZE EM DUAS SEMANAS DEVEM PASSAR PELA AVALIAÇÃO DE UM CIRURGIÃO DENTISTA.


 Faça consultas periódicas com seu Cirurgião Dentista, pois assim você mantém sua saúde oral em dia. 


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O que é Bruxismo?   


A palavra bruxismo ou briquismo vem do grego e significa "Ranger os dentes". Esse hábito é chamado pelos dentista como parafuncional,  pois ele não faz parte da função real dos dentes e estruturas associadas. O bruxismo aparece em mais de 15% da população, podendo aparecer em todas as faixas etárias.



Quais os Sintomas?


Os sintomas do bruxismo são ignorados por muitos pacientes por não saberem sua verdadeira origem. Esse hábito parafuncional tem como sintoma mais difundido o desgastes dos dentes, porém ele não é o único. o bruxismo pode causar dores de cabeça, dores nos musculos da mastigação como o Músculo Temporal, o que gera dor nas "temporas", parte lateral da cabeça, no músculo Masseter, que é o muscolo responsável pela força da mordida e gera uma dor na lateral da boca e outros dois musculos, o Pterigóideo lateral e medial, que geram dor por dentro da boca. Além desses, os musculos do pesço e o Trapézio podem estar envolvidos, gerando dor no pesço podendo se estender para a parte superior das costas. Um dos sinais caracteristicos, são as pontas dos caninos desgastadas e o barulho do ranger de dentes durante a noite.



O que causa o Bruxismo?

As causas do bruxismo não são claras, mas a vida moderna contribuí bastante para seu desenvolvimento. O estres é uma das causas do bruxismo. Pessoas estressadas tendem a ter hiperatividade muscular com mais facilidade, não relaxendo durante o sono, o que pode levar a desenvolver esse hábito. É comum que algumas pessoas desenvolvam esse hábito por um período específico, que gera grande estress, como provas de concursos , provas finais da faculdade, pressão no trabalho, separação conjugais e outros motivos que nos levam a perder o sono. As más oclusões e mal posicionamento dentário podem levar a um quadro de bruxismo, assim como restaurações e próteses mal adaptadas podem induzir ao desconforto na mordida e gerar um estímulo para isso.

Quais os tipo?


O bruxismo apresenta duas divisões:
  • Cêntrico
  • Excêntrico
    O bruxismo Cêntrico é o hábito de apertar os dentes e não ranger. Nesse tipo, não veremos o desgastes dos dentes anteriores, mas sim dos posteriores, além disso, a pessoa apresenta mais dor nos músculos, maior desconforto durante a noite e fadiga na musculatura da face durante a manhã. Dores de cabeça e pescoço podem acompanhar os sintomas. O bruxismo centrico é o mais prejudicial, pois lesa mais as estruturas. 
    O bruxismo Excêntrico é o de esfregamento dos dentes. Ele gera maior desgaste nos dentes anteriores e se caracterioza também pelo barrulho do esfregamento durante a noite. Ele é menos prejudicial as estruturas do sistema estomatognático ( sistema da boca), porem desgasta mais os dentes.


Qual o tratamento?




    O tratamento para o Bruxismo é feito com a proteção das estruturas dentárias e indução do relaxamento muscular. As placas miorelaxantes (placa de mordida), feitas de acrílico (placas duras), vão ajudar a proteger os dentes do desgaste e vão induzir a musculatura mastigatória, através de mecanismo receptores especificos presentes nos caninos, a não morder. O uso de medicamentos pode ser uma boa opção, quando necessários para um caso. Os relaxantes musculares são usados para aliviar as tensões na musculatura dopaciente, diminuindo a hiper atividade muscular, proporcionanto um sono mais tranquilo e um menor ranger de dentes. Os antinflamatórios são usados somente nos casos de envolvimento de articulação, quando o paciente apresenta dor na articulação pelo alto grau de bruxismo. O Bruxismo é multicausal, não tendo uma origem específica. Tratamento de depressão, de estres, redução da carga de trabalho ou esforço físico podem proporcionar uma melhora no caso. A placa miorelaxante não trata o bruxismo, ela ajuda a diminuir a força na mordida e protege as estruturas.
   Se você apresenta alguns desses sintomas, procure seu Cirurgião Dentista, pois o bruxismo pode gerar graves danos as estruturas dentárias e articulares.  Dúvidas ou informção entre em contato pelo email thalescousen@hotmail.com ou AGENDE SUA CONSULTA, teremos prazer em recebe-lo. fone (51) 32231414 ou (51) 97559303. 

A auto medicação é perigosa. Não utilize nenhum medicamento sem consultar seu Cirurgião Dentista ou Médico.



Dr. Thales Cousen













--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BIFOSFONATOS


BIFOSFONATOS

Você já ouvir falar em bifosfonatos?  

Esse medicamento  vem sendo alvo de muitas discussões, principalmente no meio odontológico. Utilizado amplamente no meio médico, essa medicação é prescrita em baixas doses para o tratamento de osteoporoses e em maiores doses no tratamento de metástases tumorais.
Esse medicamento age inibindo a ação das células responsáveis por fazer a reabsorção do tecido ósseo, os osteoclastos,  o que inibe a osteoporose. Esse mecanismo é eficiente para o tratamento de doenças ósseas como a osteoporose, porém, ele também inibi as células que fazem a formação de tecido ósseo, os osteoblastos,  células que renovam o osso em casos de fratura, extração dentária, implantes. 

E qual a importância dessa medicação na odontologia? 

Quando realizamos tratamentos odontológicos cirúrgicos como implantes, extrações, cirurgia plástica das gengivas com envolvimento ósseo (aumento de coroa clínica), é esperada uma reação ósseas de reparação do tecido ósseo lesado, ocorrendo a cicatrização óssea, com remodelagem do osso.  Essa cicatrização é feita pelas células osteoclásticas e osteoblásticas, que removem o tecido ósseo prejudicado na cirurgia e formam um novo osso na região.  Quando essas células estão sendo inibidas por algum motivo, como no uso de bifosfonatos,  a cicatrização do osso fica prejudicada, podendo dificultar a osteointegração de implantes, a cicatrização de áreas ósseas operadas, pode gerar maior incidência de osteonecrose ( necrose do osso) e osteomielite (inflamação no tecido ósseo devido a infecção). 

Se eu tomo esse medicamento e pretendo fazer uma cirurgia odontológica, o que devo fazer?
Esse medicamento, quando usado em casos de metástase tumoral, não deve ser interrompido para outros procedimentos. Nesses pacientes, a dosagem do medicamento é elevada, o que contra indica procedimentos odontológicos que não sejam de urgência.  Nos pacientes que utilizam para osteoporose, é possível realizar alguns procedimenos, assim como suspender o uso da medicação, por um período, com a decisão tomada com o Cirurgião Dentista e o médico do paciente. 

A American Association of Oral and Maxillofacial Surgeons publicou alguns artigos que indicam como agir nessas situações.  Se você utiliza essa medicação, ou o Cirurgião Dentista que atende algum paciente nessa situação, consulte os artigos e tome a decisão conjunta com o médico.

Se você gostaria de realizar algum procedimento desse tipo e utiliza essa medicação, converse com seu Cirurgião Dentista das possibilidades de tratamento. JAMAIS suspenda qualquer medicamento sem a supervisão de seu Cirurgião Dentista ou médico.


A  AUTO  MEDICAÇÃO É PERIGOSA, NUNCA UTILIZA QUALQUER MEDICAMENTO SEM A PRESCRIÇÃO DO SEU CIRURGIÃO DENTISTA OU MÉDICO.


Para maiores informações ou solicitação dos artigos referentes a esse assunto entre em contato pelo email thalescousen@hotmail.com ou pelos telefones (51) 32231414 OU (51) 97559303.

Dr. Thales Cousen


REFERÊNCIAS

1. Ruggiero, SL, et al. American Association of Oral and Maxillofacial
Surgeons Position Paper on Bisphosphonate-Related Osteonecrosis of the Jaw -2009 Update.  Aust Endod J 2009; 35: 119–130.

2. Aliya A, et al. Canadian Consensus Practice Guidelines for Bisphosphonate Associated Osteonecrosis of the Jaw. The Journal of Rheumatology Copyrigh 2008; 1391-1397.

3. Cameron Y. S. Lee and Jon B. Suzuki. CTX Biochemical Marker of Bone Metabolism. Is it a Reliable Predictor of Bisphosphonate-Associated Osteonecrosis of the Jaws After Surgery? Part I: Biological Concepts With a Review of the Literature. Implante dentistry 2009. 18: 492-496.


Halitose - Mau Hálito


O mau halito não é uma doença e sim um sintoma ocasionado pelo habito incorreto da higiene bucal que pode estar combinado com outros fatores emocionais ou não.



Alguém já comentou que você tem mal hálito?Você já tentou espionar a si mesmo para tentar identificar se tem o tal do mau hálito? Você desconfiou que logo pela manhã mesmo após escovar os  dentes você sente um odor desagradável e acha que é da sua boca?

A melhor coisa a fazer é procurar um profissional que possa diagnosticar se o problema existe. Pois na maioria dos casos as pessoas mais próxima como, amigos e familiares podem não se sentir confortáveis suficiente para lhe falar sobre a presença do mal hálito, pois além de ser uma assunto delicado as pessoas bom ter medo de magoar.

Pesquisa sobre as causa do mau hálitoDas pessoas que apresentam,  87% das causas da halitose são de ordem bucal - sendo que 32% estão relacionadas a problemas periodontais.
Não tenha vergonha, procure um dentista!Geralmente os pacientes portadores de halitose buscam o tratamento odontológico na expectativa de resolver o seu problema de mau hálito, porém muitas vezes o constrangimento o impede de dizer ao dentista o verdadeiro motivo de sua consulta.
Somente com a realização de uma criteriosa analise odontológica é que o profissional propiciará condições para que o paciente sinta-se à vontade para relatar o problema de halitose e detalhar quais as possíveis causas do problema.

Por qual motivo posso ter halitose?Os fatores podem ser diferentes porém afirma-se que em alguns casos as conseqüências emocionais são fatores que devem ser considerados, pois verifica-se que o portador do mau hálito está, com freqüência, emocionalmente abalado criando um ambiente conveniente para a halitose.

Outros fatores como períodos muito longos em jejum resultam redução da saliva que colabora na formação da placa bacteriana sobre a língua conhecido como saburra lingual (língua branca), que ocorre devido a uma combinação de resto de alimentos e células que se desprendem da mucosa bucal. Onde as bactérias que geram o mau hálito se alimentam destes resíduos e liberando o enxofre em formato de sulforado voláteis que corresponde pela sigla CSV. É neste processo que ocorre a halitose que irá gerar o mau cheiro bucal.

Alguns pensam, imaginam ou houve falar que o mau hálito é gerado pelo estômago. Apos muitos estudos ficou claro que são raros os problemas de halitose gerados pelo sistema gástrico, porém não pode ser descartada a hipótese, caso o paciente tenha problemas de refluxo gástrico, o que facilita na formação da saburra lingual.
Em alguns casos problemas como: diabete, intestino preso, disfunção renal grave e ausência de vitamina C, podem ocasionar na halitose.

Não deixe um simples problema lhe afetarO mau hálito altera o padrão de comportamento na sua vida social, familiar e de trabalho, levando o paciente a apresentar uma tendência ao isolamento e distanciamento das pessoas queridas.

O medo de ferir aqueles que o cerca com o seu mau hálito é um fantasma constante em suas atividades, afetando drasticamente sua qualidade de vida. Durante a anamnese, deve-se abordar questões relacionadas à história médica, odontológica, hábitos alimentares e sociais do paciente, etc.

A halitose é de origem multifatorial e geralmente está relacionada a fatores sistêmicos, psicogênicos e bucais. 

Como posso melhorar meu mau hálito que acontece só de vez em quando?Quando o mau hálito não é crônico, mas apenas esporádico, devemos observar uma higiene bucal e lingual adequadas, estimular a salivação de maneira fisiológica, sem o uso de medicamentos podendo ser através do uso de balas sem açúcar, gomas de mascar, gotas de suco de limão com um pouco de sal. Além dessas opções existe uma ameixa japonesa, conhecida como "umebochi" que é muito saudável e ajuda muito.

Além disso cuidar da alimentação, tomar água com mais freqüência numa média 4 horas, evitar comer gorduras, condimentos, alimentos com odor carregado, o excesso de proteína ajudam a evitar a proliferação da halitose.

Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental e visitar o seu dentista regularmente a cada 6 meses é um ótimo habito. Pois irá preveni-lo não somente do mau hálito como de outras doenças odontológicas.

Qual a causa do mau hálito?É muito bom que se diga que os casos de halitose não podem ser explicados por um único mecanismo. Existem casos de halitose tanto por razões fisiológicas (que requerem apenas orientação) como por razões patológicas (que requerem tratamento); por razões locais (feridas cirúrgicas, cárie, doença periodontal etc.) ou sistêmicas (diabetes, uremia, prisão de ventre etc.). Por isso, pode-se concluir que todas as possíveis causas devem ser investigadas e que o tratamento será direcionado de acordo com a causa identificada. No entanto, 96% ou mais dos casos de halitose se devem à presença de saburra lingual e, assim, devem ser tratados.


Como se livrar da saburra e do mau hálito?Existem pelo menos 3 abordagens:


1. Remoção mecânica da saburra por meio de limpadores linguais. Existem vários modelos de limpadores linguais disponíveis no mercado americano; no Brasil, encontramos um limpador lingual muito eficiente (modelo em forma de "V").


2. Manutenção da superfície lingual o mais oxigenada possível, com o uso de oxidantes. Existem vários oxidantes no mercado que podem ser úteis para esse fim; desde a água oxigenada (usada diluída), o Amosan, até os de última geração (geralmente formulações com um componente antimicrobiano e um oxidante potente). Provavelmente, em pouco tempo, encontraremos no mercado, à disposição apenas dos profissionais, um desses produtos, com o nome de "SaudBucal".

3. Identificação da causa da redução do fluxo salivar para que se possa estabelecer o tratamento adequado. As duas primeiras abordagens garantem um hálito agradável; porém, exigem a manutenção desses cuidados. A terceira abordagem, uma vez realizada com sucesso, garante resultados mais duradouros, sem a necessidade de manutenção do uso de produtos para o controle de saburra, porque esse procedimento corresponde à eliminação da causa primária.



---

EMERGÊNCIA ODONTOLÓGICA

Dor de Dente: É comum nos depararmos com dor em algum dente quando estamos longe de um Cirurgião Dentista, o que podemos fazer:

  • Enxaguar a boca com água;
  • Passar fio dental para remover restos de alimentos entre os dentes;
  • Não aplicar nada quente interna ou externamente e não colocar nenhum remédio no dente ou na gengiva;
  • Consultar um cirurgião dentista assim que possível;
Objetos presos entre os dentes: Os dentes do seres humanos possuem pontos de contato, que são áreas dos dentes que se tocam e evitam a impactação de alimentos na gengiva. Devido a essa proximidade, podem ocorre casos em que restos de alimento duros ou outros objetos fiquem presos entre os dentes, o melhor a se fazer nesses casos é:
  • Tentar remover com fio dental. Guiar o fio dental com muito cuidado para evitar que a gengiva seja machucada;
  • se for impossível remover o objeto, consultar um Cirurgião Dentista;
  • NÃO tente remover o objeto com facas ou outros objetos pontiagudos;
Dente arrancado por acidente: Mais comum em crianças mas podendo ocorrer também em adultos, a avulsão dental, é quando o dente é arrancado da boca por um trauma na região. Esse acidente gera grande estres da pessoa que o sofreu e também das outras pessoas envolvidas. Primeiramente devemos manter a calma, acalmar a vítima e proseguir fazendo:
  • colocar o dente em recipiente com leite, soro fisiológico ou saliva dac pessoa;
  • se isso não for possível, use apenas água;
  • Levar a pessoa ao Cirurgião Dentista IMEDIATAMENTE;
  • Caso não seja possível ir ao Cirurgião Dentista imediatamente, enxaguar o dente com cuidado em água morna. NÃO tocar na raiz do dente. se o dente for PERMANENTE, encaixar o dente com  MUITO CUIDADO no local da gengiva de onde caiu; Se o dente for DECÍDUO (dente de leite), NÃO tentar encaixar o dente no lugar;
  • Ir ao Cirurgião Dentista em até 30 minutos se possível;
Dente quebrado.
  • Com muito cuidado, limpar a sujeira ou restos da área machucada com água morna;
  • colocar compressas frias na face, na área do sangramento, se houver, com um pano limpo;
  • ir os Cirurgião Dentista imediatamente;
Mordida no lábio ou na língua:
  • Fazer pressão diretamente na área do sangramento com um pano limpo;
  • em caso de inchaço, fazer compressas frias;
  • se continuar o sangramento, procurar um Cirurgião Dentista;
  • fique antento para crendices populares, colar sal em feridas na boca, bochechar vinagre, e outras práticas NÃO SÃO ACONSELHAVEIS. Faça apenas o básico e procure seu Cirurgião Dentista imediatamente. Cuidando da sua boca você está cuidando da sua saúde.
IMPORTANTE: JAMAIS UTILIZE QUALQUER MEDICAMENTO SEM A INDICAÇÃO DE UM CIRURGIÃO DENTISTA OU UM MÉDICO.